Todas as Categorias

Ensinando a viver: A importância do professor na primeira infância

A primeira infância é uma fase marcada por muitas descobertas e aprendizados, como o convívio social com outras crianças, além do desenvolvimento de capacidades motoras e cognitivas. O professor tem um importante papel nesse processo de crescimento e conhecimento dos pequenos, uma vez que ele será o principal responsável por estimular o desenvolvimento cerebral e a aquisição de novas habilidades que serão úteis para o resto da vida.

Logo, o professor tem muita responsabilidade perante os pais e seus filhos. Por isso, ele precisa buscar o desenvolvimento pessoal e aprimoramento contínuo de sua capacidade de ensinar e observar o ambiente ao redor.

O vínculo criado entre o professor e a criança nos primeiros anos de vida tem papel primordial na construção da afetividade em sala de aula. Esse acolhimento dos pequenos contribui para o sentimento de segurança e liberdade para aprender e desenvolver habilidades.

A primeira infância é o momento em que a criança está desenvolvendo seu corpo físico, habilidades motoras e aspectos cognitivos. Tudo que ocorre ao seu redor torna-se um aprendizado que vai transformar a forma com que utiliza seu corpo.

Durante a primeira infância, a criança precisa aprender a ser ela mesma. Entender sobre o seu corpo, o mundo ao seu redor, compreender como as coisas funcionam e qual é a ordem da natureza.

O papel do professor é criar um ambiente acolhedor e seguro para a criança descobrir o mundo ao seu redor, experimentar e desenvolver novas habilidades.